BIOGRAFIA
Nasci em Uberlândia, Minas Gerais, em 26 de novembro de 1940. Sou descendente de italiano por parte de pai, e português com índio-bugre por parte de mãe. A maior parte da minha infância se passou em minha fazenda, saindo de lá aos 13 anos de idade.
Meu primeiro contato com a música ocorreu graças a meu primo, Mauro Zardo, que era cantor e participou de eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Em 1959, a “Orquestra de Ed Mandarino” foi tocar no Praia Clube, em Uberlândia. Mauro fazia parte desse conjunto como cantor. Ele me convidou para cantar uma música e fui bem aplaudido. Depois me juntei a um conjunto chamado “The Phantomas”, composto de Nalva Aguiar, Faustinho (irmão da Nalva), Paulão, Romero, Caju, Serginho “Caxeta” e Brucutu.
Com o “The Phantomas”, fiz vários bailes de formatura, casamentos, festas e eventos em geral por Minas Gerais, Goiás, Brasília, tocando inclusive para o Presidente J.K., e no Canal 12 de Brasília durante algum tempo. No ano de 1967, deixei o grupo e parei com a música. Fui para São Paulo trabalhar com Mauro nas noites paulistas, cantando no “Clube de Paris”, onde se apresentavam artistas como Cauby Peixoto, Ângela Maria, Nelson Gonçalves, entre outros.
Ao retornar a Uberlândia, conheci Iara de Sousa, minha atual esposa, e fui para Londrina, Paraná, onde morei durante aproximadamente 10 anos, encerrando minha carreira musical. Em 1976 me mudei para Goiânia, com 3 filhas. Lá conheci Mário Nunes, um dos grandes seresteiros das noites goianas, que me convidou para cantar no “Clube Oasis”, reiniciando a minha carreira como cantor.
Do “Clube Oasis”, fui para o Restaurante “Forno de Barro”, assinando um contrato para cantar nas noites, juntamente com o guitarrista Ubiratan de 79 a 81. Em 1981 fundei meu próprio restaurante, “Zardo’s Restaurante e Choperia”, onde cantava e contratava diversos cantores para fazer música ao vivo. No meu restaurante passaram diversos artistas que hoje são muito famosos, como por exemplo: Zezé e Zazá ( hoje Zezé de Camargo e Luciano), Leandro e Leonardo, Ari Toledo, Arnô Rodrigues, entre outros.
Em 1984 vendi meu estabelecimento, que havia conseguido prestígio pela mídia, e voltei a trabalhar exclusivamente com música, montando um grupo chamado “Zardo’s Banda Show”, composto por mim, Capilé (baterista), Nazildo (baixo), Bira (guitarra), Zé Norato (teclado) e Lindóia (cantora). Fizemos diversos show por várias regiões do país, durante 6 anos.
De 1990 em diante iniciei minha carreira solo, trabalhando com diversos tecladistas e guitarristas, como por exemplo: Plínio (tecladista), Napa (tecladista), Luizinho Mugstones (tecladista do grupo Mugstones de Uberaba) e Hélio Lopes (guitarrista).
No ano de 1992, conheci o famoso internacional Ramón Torreyra e seu bandonion, com o qual trabalhei durante 18 anos. Fizemos shows em várias boates do Brasil, como por exemplo “Bavaria Show”, “Papaula”, “Cliff Restaurante”, ”Rio Quente Resorts” (onde fiquei durante um ano), em Goiânia, “Hotel Tropical”, em Manaus, “Grande Hotel” em Araxá, entre outros. Em 2010, Ramón faleceu e deixou muitas saudades para todos os que o conheciam como pessoas e como artista, pelo seu talento incomparável.
Atualmente faço shows com o tecladista Luizinho Mugstones e com o guitarrista Hélio Lopes. Canto músicas dos “Anos Dourados”, no estilo de Gray Miller, Ray Conniff, Billy Vogue; Mambos, como “Orquestra de Perez Prado”; Tangos; Boleros; Músicas em Português, Italiano, Espanhol, Francês; além de Samba, Bossa Nova e MPB.